O cineasta produz filmes e vídeos de curta ou longa-metragem, sejam eles autorais, publicitários ou institucionais, sejam documentários ou de treinamento. Pode criar ou adaptar histórias para escrever o roteiro, envolver-se com a escolha do elenco e dos cenários ou, ainda, definir a iluminação, a fotografia, a sonorização e a edição das imagens filmadas.

Precisa ter paciência e disposição para o ritmo irregular de trabalho e para lidar com orçamentos limitados e prazos curtos. É fundamental ter facilidade para relacionamentos, já que esse é um trabalho em equipe.

O aluno entra em contato com todas as fases de criação cinematográfica, da redação do roteiro à direção e montagem do filme. Disciplinas específicas, como teoria cinematográfica e história do cinema, alternam-se no currículo com técnicas de gerenciamento e produção.

A maior parte do tempo é dedicada a aulas práticas em laboratórios de fotografia, montagem e sonorização. Algumas escolas oferecem a habilitação direta em Cinema de Animação. Em outras, Cinema é habilitação da graduação em Comunicação Social.

Duração média: quatro anos.