O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte.

Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.

Pode, ainda, atuar sozinho ou participar de equipes multiprofissionais com médicos, psicólogos e fonoaudiólogos. Para lecionar, é necessário o diploma de licenciatura.

Você encontra muitas matérias da área de biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, afora disciplinas específicas, como desenvolvimento motor.

Além do estágio, algumas escolas exigem uma monografia de conclusão. Para dar aula é preciso fazer licenciatura. Mas isso não representa problema: a maioria dos cursos de Educação Física do país habilita em licenciatura. Duração média: quatro anos.