Esse engenheiro desenvolve e implanta redes de telecomunicações. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados.

Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão.

As disciplinas básicas incluem matemática, física, informática, desenho e química. Na parte específica do currículo, você terá aulas de princípios de comunicação, eletrônica, eletro magnetismo, processamento de sinais, tecnologia de componentes, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, microondas e telefonia.

Em algumas escolas, esse curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica. O estágio é obrigatório. Duração média: cinco anos.