Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e de seus recursos. Ele cuida da manutenção da qualidade da água consumida pela população, do tratamento do esgoto e do lixo doméstico e industrial e do controle do lixo hospitalar. Planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo.

Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. É responsável pela prevenção contra a poluição causada por indústrias e pelo tratamento de efluentes industriais.

Em agências de meio ambiente e em pólos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões de praias.

As disciplinas básicas dos primeiros anos incluem matemática, física, química, biologia e topografia. O estudante aprende, ainda, hidráulica e conhece técnicas de tratamento de água e esgoto, além de tecnologias de controle ambiental e coleta, deposição e tratamento de lixo urbano e industrial.

Há também matérias com foco em administração, gestão e planejamento ambiental. O estágio é obrigatório e, no último ano, é preciso desenvolver um projeto de conclusão de curso para receber o diploma. Duração média: cinco anos.