O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, ele procura captar da melhor maneira possível a imagem de pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos históricos, políticos, econômicos, esportivos e sociais. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial.

Pode trabalhar em estúdio, fotografando produtos e modelos para reportagens e anúncios em outdoor ou para publicação em revistas, jornais e sites na internet. As câmeras digitais, que dispensam filmes, os softwares de edição e os novos suportes para armazenamento e transporte de imagens, como CDs-ROM, são as mais recentes ferramentas de trabalho desse profissional.

O currículo básico traz disciplinas como história da arte e da fotografia, materiais fotográficos e fotografia em estúdio. Há também muitas aulas voltadas para a informática, como tecnologia digital, processos digitais e tratamento de imagem. No quarto semestre, você opta entre duas habilitações: fotografia aplicada ou arte e cultura fotográfica.

A primeira destina-se a quem quer se dedicar ao fotojornalismo ou à fotografia publicitária. A segunda é voltada para o estudo dos aspectos estéticos e culturais das imagens e habilita o profissional a trabalhar em museus e galerias.

Duração média: quatro anos.