O bacharel em Hotelaria, ou administrador hoteleiro, é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infra-estrutura do estabelecimento, checa as instalações e negocia com fornecedores.

Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Ou organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções.

No primeiro ano, o estudante tem disciplinas da área das ciências sociais aplicadas, como administração, economia e direito. No segundo ano começam as matérias específicas, entre elas marketing hoteleiro, meios de hospedagem, alimentos e bebidas, lazer, turismo e gestão de qualidade em hotéis.

O currículo inclui, ainda, atividades práticas nos laboratórios de hospedagem e de preparação de alimentos e bebidas ou em estabelecimentos hoteleiros conveniados com as escolas. Algumas delas dispõem de hotéis-escola, onde os alunos atendem os clientes e exercitam as técnicas aprendidas em sala de aula.

Em algumas instituições, Hotelaria é habilitação do curso de Turismo. O estágio é obrigatório para obter o diploma.

Duração média: quatro anos.