O profissional de moda desenha roupas e acessórios, como jóias, cintos e sapatos, e define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo e promove a comercialização dos artigos.

Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas nas indústrias têxteis ou modelos nas confecções. Pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecendo estratégias de marketing para campanhas de lançamento de produtos e cuidando da promoção de vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines.

O currículo varia conforme as habilitações oferecidas em cada escola – modelagem, estilismo, produção. Algumas faculdades dão ênfase em marketing. Outras enfatizam a criação. Mas geralmente todas apresentam os fundamentos culturais e técnicos da área, em disciplinas como história da arte, cultura da moda e criação, desenho e estilismo.

A maioria das faculdades exige o desenvolvimento de uma coleção como trabalho de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.