O oceanógrafo pesquisa os seres animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras, monitorando e gerenciando obras e instalações para garantir a preservação ambiental.

Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema, buscando preservar a flora e a fauna oceânica. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar nos setores público e privado e em ONGs voltadas para a preservação ambiental.

Prepare-se para muita matemática, física e química, além de biologia e geologia. O aluno estuda as características físicas, químicas, biológicas e geológicas dos oceanos, em disciplinas como manejo dos recursos vivos, poluição marinha e tecnologia de pesca.

No fim do curso, navegar é preciso, e você deve ter noção de meteorologia e cartografia. Em algumas escolas, o estágio é recomendado e, em outras, obrigatório. Duração média: cinco anos.