O bacharel em Relações Públicas executa a estratégia de comunicação e ação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre sua filosofia, seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade em geral.

Formula e administra ações que garantam o bom relacionamento da organização com esses diferentes públicos. Elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais.

Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, política de comunicação, pesquisa de opinião e planejamento. Nos dois primeiros anos, o currículo enfatiza a área de comunicação. Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, você tem também aulas de economia, administração e direito.

É comum que o curso de Relações Públicas seja oferecido como habilitação na graduação em Comunicação Social. Geralmente, para tirar o diploma é necessário um projeto de comunicação.

Duração média: quatro anos.