O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas. Ele analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais e das sociedades, associando essas informações a outras áreas do conhecimento, em especial a das ciências humanas,como a Antropologia e a Sociologia.

Pode trabalhar como pesquisador, professor ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Atua também em ONGs, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.

O currículo do curso varia de escola para escola. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões. Nesse caso, o curso aborda com maior destaque disciplinas como Religião, Educação e Sociedade e Antropologia Cultural e da Religião.

Outras escolas enfocam o estudo dos textos sagrados, como o Novo e o Velho Testamento. Mas, qualquer que seja a faculdade, o aluno lê e debate muito os fundamentos e a história das religiões. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

Duração média: quatro anos.