NOVO ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em 26 e 27 de Outubro de 2013. As inscrições foram abertas no dia 13 de Maio de 2013 e encerradas em 27 de Maio de 2013.

COMO É O EXAME?

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias da prova: Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30 Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos: Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; Carteira de trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com foto. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O QUE LEVAR NO DIA

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova. Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem: Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante; Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

BOLETIM INDIVIDUAL DE RESULTADOS:

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico https:// sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Horário: Os portões de acesso abrem às 12 horas e fecham às 13 horas . Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local da prova até 12 horas (horário de Brasília).

A proposta do novo ENEM tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

1 – Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
2 – Como primeira fase;
3 – Combinado com o vestibular da instituição;
4 – Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Veja como cada Universidade Federal vai utilizar o novo Enem.